14 de novembro de 2017

Mestrar?!? Deus me Livre!!!

Acredito que o titulo dessa postagem seja a reação de 99% 100% dos players de qualquer RPG. Particularmente, na minha experiencia como mestre nos últimos 5~6 anos aproximadamente consegui transformar 3 players em mestres,  um deles desistiu. Então não são 2 mais sim 2 player em mestre... Contudo ambos possuíram a coragem pra transcender a barreira de mestre-jogador o que é a maior dificuldade, que explicarei mais a diante.

Mas antes de tentar desmistificar o ato de mestrar desejo fazer uma pequena descrição sobre mim, minha forma de mestrar e um pouco da minha trajetória ate aqui... ok, I guess!?! Atualmente estou mestrando em 2 mesas, uma online, vagas esgotadas sinto muito, outra presencial, também não vou revelar onde se passa, questão de segurança minha e dos players, ambas muito divertidas e gostosas de mestrar. A mesa online tem se desenvolvido mais devido a facilidade de se manter a frequência, a presencial por sua vez possui a desvantagem de se reunir em algum local, mas fora isso nenhum problema. Como já disse eu narro a mais ou menos 5~6 anos, no sistema Tormenta. Isso ai Jambo, estou divulgando o produto de vocês, não que esteja querendo algo em troca ou coisa parecida... Tive algumas mesas presencias, muitas tiveram de ser resetadas algumas muitas vezes, outras simplesmente morreram.

Quanto a minha forma de mestrar normalmente não faço restrições nas regras, mas tenho a regra de ouro do poder: Mestre>Deuses>Regras>Players. Eu sei que vão me chamar de autoritário, de patriacarlista opressor, de machista, e do que mais vier a cabeça... Não fujo das acusações é tudo para uma questão de ordem, e saber o seu lugar. Não to dizendo que os diversos manuais valem de nada, mas as vezes para o bem da historia, ou até dos players as regras hão (é assim que se escreve?) de serem torcidas em prol da diversão, as vezes o vilão escapar no primeiro encontro, no segundo ou terceiro vale a pena pois aumenta a satisfação dos players no momento que o derrotarem. Então já disse tudo sobre mim, dei até uma dica de "mestragem", mas não falei bulhufas sobre porque mestrar!

Uma vez que já provei ter alguma notoriedade no assunto, falou o zé ninguém que se acha alguma coisa, vamos a parte interessante: Mestrar ou não mestrar? Muitos dos livros de RPG elegem características de pessoas que são do bio-tipo mestre, ao meu ver um erro tão grande quanto Lombroso tentando definir o biotipo do bandido. Pra não cair no mesmo erro, ou pelo menos tentar, vou resumir a dois pontos: Criatividade e Sensibilidade.

Vamos pelo mais importante sensibilidade. Não há nada mais legal que ver os players felizes após uma longa seção de RPG, e isso só é alcançado quando se usa da sensibilidade. Como assim sensibilidade? Eu não estou entendendo! Simples! Digamos que se está mestrando e por azar dos players o mestre estava sem criatividade e decidiu rolar um encontro aleatório, e como se não fosse o bastante sai um dragão verde ancião! Me permita esclarecer que a party tinha level médio 4 o que tornava um encontro fatal pros players. Dito isso é obvio que eles ficaram chateados por já estarem pensando em fazer uma ficha nova, por a sobrevivência ser muito além do impossível.  que entra a Sensibilidade pois não seria legal pra mesa (plyers e você mestre) que eles morressem ali. A saida? Sim, bem lembrado! Os dragões verdes anciões por mais violentos que sejam normalmente são extremamente curiosos e apegados ao seu domínio, por ser uma criatura inteligente ele interagiu com os playes pedindo 2 coisas a cada um item valioso, já que é um dragão, e uma informação de fora do seu domínio - sensibilidade. Esta ainda se pode aplicar na criação de aventuras ao definir as dificuldades dos desafios, contudo nem sempre ela favorecerá os players.

No caso do Dragão, um deles que estava em uma carroça se recusou a abrir mão do item, e mais tentou enganar o dragão e fugir dele numa carroça! - Sensibilidade - O dragão com uma patada esmaga ele e a carroça! Veja ele pagou pelo erro cometido, veja que a reação do dragão foi condizente com a sua descrição do manual dos monstros nos dois casos. Usar a sensibilidade não é fazer as vontades dos players, mas ser justo e ver o que melhor se encaixa em cada situação. O player esmagado desde então nunca mais quis jogar comigo, por que será?

Criatividade é o segundo ponto, e muito do que sei se passa por aqui. Não considero o mais importante pois é possível ser um bom mestre usando de aventuras prontas e fechadas, contudo as vezes os players querem dar uma pausa na matança de Gnols ou Goblinoides para dar um breve Role Play, ou seja dar aquela interagida entre o grupo e com eventuais NPCs, muitas vezes isso não tá na aventura e é ai que a critividade entra em ação! Em poucas palavras a criatividade entra desde a criação de uma aventura a improvisação do nome da garçonete ou de um bêbado passante... Coisas que parecem fúteis, mas que dão vida a e tons de realidade a sua ficção. Outro uso bem bem realizado dessa Skill seria nas descrições de cenas, como uma floresta, ou dungeon, vou dar uma dica que pode dar mais "cor" ao seu jogo: nem tudo é o que se vê, digo em todos esses locais há cheiros, barulhos típicos que podem ser explorados.

Se você tem qualquer uma das duas skills que citei você já possui uma boa chance de se tornar mestre. Se você gosta de contar boas histórias,  você gosta de PODER ABSOLUTO E IMPLACÁVEL, de exercer o improviso ou de se surpreender com soluções improváveis e absurdas ser mestre é o seu chamado! Não há nada de complicado em mestrar! No mais é tentando que se aprende a andar de bicicleta e a mestrar. Não se engane antes de ser mestre seu amigo foi um jogador, que tal surpreender-lo com uma tentativa de assumir o papel dele? Ele é seu amigo, qualquer coisa peça sua ajuda, o que ele o corrija. Mas lembre-se da regra de ouro do poder: Mestre>Deuses>Regras>Players assim você garante que ele não vai abusar do conhecimento prévio dele, ou eventuais entendimentos que ele possa ter!

Já falei mais que desejava, espero ter conseguido dar uma ideia sobre o assunto, no mais comente compartilhe pra aquele seu amigo que você quer ver mestrando e ainda sim ele não se decide!!!

E até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário